qua., 05 de fev. | Centro Cultural Banco do Brasil

DO PALAIS A PARIS - OITO BATUTAS E FABIANA COZZA

Os espetáculos apresentam as diferentes fases dos Oito Batutas e abordam diversos gêneros musicais e ritmos que marcaram a trajetória do grupo como maxixes, corta-jacas, batuques, cateretês, choros, sambas, toadas, lundus, emboladas, cocos, foxtrotes, ragtimes e shimmies
A inscrição está fechada
DO PALAIS A PARIS - OITO BATUTAS E FABIANA COZZA

Horário e local

05 de fev. de 2020 20:00
Centro Cultural Banco do Brasil, Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30140-010, Brasil

Informações

Em abril de 1919, os “Oito Batutas” fizeram sua estreia no elegante Cine Palais, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Três anos mais tarde viajariam a Paris, e após esta viagem se consagrariam como um dos grupos musicais mais importantes da história da música brasileira, além de ser o primeiro grupo nacional a levar a nossa música popular para o exterior. Agora, em comemoração aos cem anos de sua primeira apresentação, o Centro Cultural Banco do Brasil – BH recebe, a partir do próximo dia 15 de janeiro, a estreia nacional do projeto “Do Palais a Paris – 100 anos dos Oito Batutas”, uma série de quatro shows protagonizados pelo Conjunto Época de Ouro que receberá músicos e intérpretes contemporâneos.

Os Oito Batutas revolucionaram a estética musical da época, incorporando novos elementos e sonoridades à nossa música popular através do contato dos seus integrantes com os músicos de jazz e de outros gêneros musicais, em sua viagem a Paris em 1922.

Os espetáculos, realizados nos dias 15, 22 e 29 de janeiro, além do dia 05 de fevereiro, apresentam as diferentes fases dos Oito Batutas e abordam diversos gêneros musicais e ritmos que marcaram a trajetória do grupo como maxixes, corta-jacas, batuques, cateretês, choros, sambas, toadas, lundus, emboladas, cocos, foxtrotes, ragtimes e shimmies.

A série de shows tem direção musical do maestro e pesquisador Antonio Seixas, apresentação do ator, produtor e sambista Haroldo Costa e, como anfitrião, o Conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim em 1964.

A proposta do projeto “Do Palais a Paris – 100 anos dos Oito Batutas” é apresentar a versatilidade da música brasileira e sua história através das vozes de Dudu Nobre e Fabiana Cozza, além do clarinete/saxofone de Nailor Proveta e da flauta/saxofone de Lucas Brito, reunindo nomes consagrados e novos talentos da MPB, que possuem em comum uma profunda ligação com o choro e o samba.

Compartilhe