sáb., 14 de mar. | Sesc Belenzinho

Tio Gê - O samba paulista de Geraldo Filme

Geraldo Filme (1927-1995) já foi Negrinho das Marmitas, Geraldão da Barra Funda e Tio Gê, entre tantas outras alcunhas que marcaram o percurso desse sambista excepcional. Com Virgínia Rosa, Fabiana Cozza, Áurea Martins, Luciah Helena e a atriz Cleide Queiroz.
A inscrição está fechada
Tio Gê - O samba paulista de Geraldo Filme

Horário e local

14 de mar. de 2020 21:00
Sesc Belenzinho, R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho, São Paulo - SP, 03303-000, Brasil

Informações

Geraldo Filme (1927-1995) já foi Negrinho das Marmitas, Geraldão da Barra Funda e Tio Gê, entre tantas outras alcunhas que marcaram o percurso desse sambista excepcional. Combatendo ao mesmo tempo o apagamento da memória da cidade de São Paulo acelerada pela urbanização, a luta contra o preconceito racial, a criminalização do samba e das manifestações culturais brasileiras por ele resgatadas, foi símbolo de resistência num tempo em que um dos únicos caminhos para ascensão social era a música.

Com seu jeito de trazer a alma embalada pelo samba e outros ritmos, sua música nos transporta para o tempo do samba batido com latão de lixo e caixa de engraxate no extinto Largo da Banana, na Barra Funda, expurgando o drama dos negros, diplomados apenas nas escolas de samba.

Neste lançamento, do Selo Sesc, será apresentada toda a genialidade e a coerência da obra do artista, com um repertório organizado de maneira a mostrar ao público o desenvolvimento da carreira do sambista. Sobem ao palco 9 cantoras das 20 presentes no álbum Tio Gê - O Samba Paulista de Geraldo Filme acompanhadas por um sexteto, sob a direção do maestro Ogair Júnior, para homenagear um dos maiores nomes da história do samba de São Paulo.

Compartilhe